19ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Bicentenário da Ciência no Paraná

Em 2022, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), a Fundação Araucária (FA), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), por meio do Núcleo de Educação a Distância (Nead), da Universidade Estadual do Centro-Oeste, realizam mais uma edição do Paraná Faz Ciência.

 

A iniciativa contempla uma série de talk shows. Especialistas de várias áreas do conhecimento contam sobre suas atividades no Paraná. O objetivo é tornar pública a ciência que é produzida no âmbito das sete universidades estaduais do Estado, que beneficia toda a população por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão.

 

Nos talk shows deste ano são expostos e discutidos temas pesquisados nas áreas de Educação, Artes, Tecnologia, Inovação, Ciência, transformações no território paranaense, descoberta do pré-sal e os oceanos, entre outros assuntos.

 

A ideia é mobilizar as pessoas, em especial os jovens, em torno de temas e atividades que valorizem a criatividade, a atitude científica e a inovação.

De 29 de novembro a 1 de dezembro de 2022 

  • 29 de novembro - 9h

    abertura

  • 29 de novembro - 14h

    Educação, Arte, Tecnologia e Inovação no Bicentenário

    As características dos diferentes ciclos de vida das tecnologias vinculadas a distintos momentos da história das sociedades.

  • 29 de novembro - 16h

    A Descoberta do Pré-sal e os avanços da ciência na área geológica

    O papel do Museu de Ciências Naturais na popularização de ciências e na criação de uma cultura de educação não formal nessa área.

  • 30 de novembro - 9h

    Ciência, Arte e Cotidiano

    O universo da produção artística na vida cotidiana das pessoas é a discussão na conversa sobre “Ciência, arte e cotidiano”.

  • 30 de novembro - 14h

    Divulgação científica: como e por quê?

    Conheça projetos de extensão da Universidade Estadual de Maringá, que abordam a produção científica e a divulgação do que é produzido nas universidades do Paraná.

  • 30 de novembro - 14h

    35º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

    Evento presencial 

    Local: Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
    Campus Curitiba (Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças)

  • 01 de dezembro - 9h

    Histórias das transformações no território paranaense

    A diversidade de povos que vêm ocupando paisagens do atual estado do Paraná e a ocupação dos campos gerais, o Tropeirismo e a escravidão negra.

  • 01 de dezembro - 15h

    Década do Oceano

    Desenvolvimento tecnológico e a inovação no ambiente costeiro paranaense, com vistas a atender as prioridades estabelecidas internacionalmente na Década da Ciência Oceânica.

Convidados

  • Mediadora do talk

    Profª Dra. Vanessa Ishikawa Rasoto

    Graduada em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia, mestra na mesma área, pela Universidade Federal do Paraná, e doutora em Engenharia da Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina.
    Atualmente, é professora titular pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, além de ocupar o cargo de vice-reitora da instituição até 2020.
    Com experiência na área de Educação, Gestão de Habitats de Inovação Tecnológica, projetos de pesquisa e extensão, a docente vai mediar alguns talk shows gravados para a 19ª Semana de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

  • Mediadora do talk

    Profª Dra. Ana Paula Machado Velho

    Jornalista da Universidade Estadual de Maringá, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC de São Paulo. Pós-doutora em Arte e Tecnologia, pela Universidade de Brasília (UnB). Divulgadora científica com passagens pelo CNPq. Atualmente, atua no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM, com projetos de comunicação em diferentes áreas do conhecimento.

  • Prof. Dr. Jorge Kulemeyer

    Graduado em Antropologia, com habilitação em Arqueologia, pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Possui diploma em estudos aprofundados de Geologia do Quartenário, pelo Institut de Géologie du Quaternaire, Université de Bordeaux I, França. Tem doutorado pela Universität zu Köln, Alemanha, e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil.
    Foi professor titular de graduação e pós-graduação na Universidad Nacional de Jujuy (Argentina), onde atuou como diretor dos cursos de mestrado e doutorado. Atualmente, é professor da Universidad Nacional de la Patagonia Austral (Argentina) e diretor do doutorado em Ciências Sociais e Humanidades.

  • Prof. Dr. Tiago Franklin Lucena

    Graduado em Arte e Mídia, pela Universidade Federal de Compina Grande (UFCG). Doutor e mestre em Arte e Tecnologia, pela Universidade de Brasília (UnB). Tem doutorado sanduíche no Massachussets Institute of Technology – MIT - MediaLab. Realizou visitas técnicas a institutos de pesquisas e apresentou trabalho e exposições coletivas em diversos países. Atualmente, é professor de Comunicação e Multimeios, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), e se interessa pela relação entre Arte Digital e Interativa, Comunicação, Tecnologia e Ciência.

  • Prof. Dr. André Rosa

    André Rosa transita entre performance, pedagogia e saberes anticoloniais. Ator/Dançarino/Performer, Pesquisador das Artes da Cena, e professor adjunto da Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participa do Movimento Sem Prega (Brasil/Portugal) e do Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (CNPq/UEM), ambos investigam as dimensões culturais, políticas, espirituais, sexuais/gendéricas e linguísticas em arte, educação e mediações tecnológicas.

  • Profª Dra Eliane Ambrosio Albuquerque

    Começou a carreira acadêmica na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde obteve a titulação de licenciada e bacharel em Ciências Biológicas. Estudou entre 2003 e 2010, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde tornou-se mestra e doutora em Ciências Biológicas (genética).
    Atua nas áreas de genética humana e médica, testes genéticos, oncologia e aconselhamento genético. A participação na 19ª Semana de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior diz respeito ao Dr. Genética, projeto de extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental (PBA) e ao Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC), da UEM.

  • Profª Dra. Débora Santana

    Doutora e mestre em Biologia Celular, especialista em Bioética Clínica e Neurociência e Comportamento, graduada em Farmácia e Pedagogia. Pesquisadora em neurociências, extensionista e divulgadora científica. Vinculada ao Departamento de Ciências Morfológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia da Universidade Estadual de Maringá.
    Débora tem forte ligação com a Universidade Estadual de Maringá visto que lá fez suas graduações e os títulos de mestra e doutora. Débora também tem ações como pesquisadora em neurociências, projetos de extensão e divulgação científica.

  • Prof. Dr. Antonio Liccardo

    Vinculado ao Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, passou por várias instituições para sua formação: graduação em geologia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); e doutorado em Ciências Naturais, também pela Universidade Federal de Ouro Preto.
    Coordena o Museu de Ciências Naturais da UEPG, atuando principalmente em geologia geral, educação não formal em geociências, gemologia, mineralogia, história da mineração, geodiversidade e geoconservação.

  • Profª Dra. Anelize Bahniuk Rumbelsperger

    Graduada em Geologia (2004) e Mestre em Geologia Exploratória (2007) pela Universidade Federal do Paraná, doutorado em Ciências Naturais pelo Swiss Federal Institute of Technology em Zurique, Suíça (ETHZ). Pesquisadora convidada para o Curso Geoquímica Isotópica em CALTECH (USA) e participante do Curso de Geobiologia promovido pela NASA e Agouron Instituto. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia e Geoquímica, atuando principalmente no tema geoquímica isotópica e rochas carbonáticas. Atualmente é Professora de Mineralogia do Departamento de Geologia da UFPR, vice-coordenadora do Instituto LAMIR e do Centro de Ciências Forense

  • Profª Dra. Cláudia Inês Parellada

    Coordenadora do Departamento de Arqueologia do Museu Paranaense (MUPA) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná (PPGAA UFPR). Doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2006), mestre em Antropologia Social (1997) e geóloga (1987) pela Universidade Federal do Paraná, desenvolvendo atividades no Museu Paranaense desde 1984. 

    Desde 1990 é a Coordenadora do Departamento de Arqueologia do Museu Paranaense, com diferentes projetos de pesquisas e publicações em periódicos nacionais e internacionais.

  • Prof. Dr. Ilton Cesar Martins

    • O professor Ilton Cesar Martins começou sua trajetória no mundo acadêmico ao fazer licenciatura em História pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).  Em 2003 obteve o título de especialista em história do Brasil também pela Unespar.

    Em 2005 finalizou o mestrado na Universidade Federal do Paraná na área das ciências humanas com o título “Veredicto Culpado: a pena de morte como instrumento de regulação social em Castro - Paraná (1853-1888)”. Em 2011 finalizou o doutorado também pela UFPR.

    Durante a 19ª Semana de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o professor irá abordar temas que se fazem presentes na história do Paraná: ocupação dos campos gerais, Tropeirismo e escravidão negra.

  • Profª Dra. Camila Domit

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestrado e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

    Camila também é pesquisadora responsável pelo Laboratório de Ecologia e Conservação e pelo Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de fauna marinha da UFPR há mais de 10 anos.

    Ela abordará durante sua fala na 19ª Semana de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior assuntos relacionados à década do oceano, além de abordar avanços científicos, desenvolvimento tecnológico e inovação no ambiente costeiro paranaense.

    Camila fala também sobre os resultados e desafios do Paraná na Década do Oceano.

    REALIZAÇÃO

    ORGANIZAÇÃO

    SIGA-NOS NAS REDES

    fb.com/eaduvpr

    /UniversidadeVirtualdoParana

    @universidadevirtualdopr

    APOIO