Seja a mudança no seu futuro e
na sua comunidade.
Venha aprender sobre
inteligência sustentável!

Sobre curso

O curso Inteligência Sustentável é a primeira etapa do programa Decade of Action e foi desenvolvido com o propósito de promover uma compreensão abrangente e aprofundada sobre o desenvolvimento sustentável, destacando a importância da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Os alunos matriculados em uma das Universidades Estaduais do Paraná terão o período de 21 de março a 21 de abril para ter acesso as aulas online e gratuitas que buscam conscientizar e capacitar os estudantes para incorporar práticas sustentáveis em suas vidas cotidianas, alinhando-se aos princípios da Agenda 2030 e contribuindo ativamente para um futuro mais sustentável e equitativo.


   

As aulas são gravadas por especialistas no tema sendo divididas quatro Módulos:


  • Módulo 1: Origem da Sustentabilidade
  • Módulo 2: Agenda 2030 e os 17 ODS
  • Módulo 3: Implementação da Agenda 2030 no Brasil e no Paraná
  • Módulo 4: Aplicação da sustentabilidade no dia a dia

O curso será disponibilizado na plataforma da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e será disponibilizado um certificado de conclusão para aqueles que passarem por todas as avaliações.
  •  

Assista o vídeo abaixo para saber mais:

O que é o
Decade of Action

Decade of Action (DOA) é um programa idealizado pelo Youth Action Hub que visa a conscientização de jovens universitários para a implementação da Agenda 2030 no Paraná através da produção e aplicação de curso, capacitação e desafios reais incentivando a criação de soluções sustentáveis para alunos das 7 universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM, UENP, UEPG, UNESPAR, UNICENTRO e UNIOESTE).

 

O Programa Decade of Action (DOA) é dividido em 3 Etapas:

Os 90 alunos mais engajados e interessados em aprofundar seus conhecimentos na área de sustentabilidade, serão selecionados para receber uma capacitação profissional. A capacitação será um preparatório para a próxima etapa (Hackathon em Foz do Iguaçu) e será conduzida por meio de aulas online e ao vivo, oferecendo duas trilhas de especialização:]

 

Trilha 1: Empreendedorismo de Impacto

Fornecer conhecimentos práticos e estratégias para desenvolver e conduzir iniciativas empreendedoras com impacto sustentável.

 

Trilha 2: Políticas Públicas

Explorar o papel das políticas públicas no contexto da sustentabilidade, capacitando os participantes a influenciarem positivamente mudanças a nível governamental e social. Além da trilha escolhida, todos os participantes desta etapa terão aulas de Soft Skills, para fortalecer as habilidades interpessoais e de gestão dos participantes.

 

Para participar dessa etapa é necessário ter realizado o Curso Inteligência Sustentável, e ser selecionado entre os inscritos mais engajados.

A última etapa tem como principal objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos pelos participantes, provenientes das etapas anteriores, em um ambiente prático e desafiador. A iniciativa visa desenvolver soluções eficientes para resolver desafios regionais identificados pelo YAH, UVPR, universidades e demais parceiros através de um Hackathon.

 

Será um evento dinâmico de 24 horas, onde equipes de alunos, divididas em trilhas de Políticas Públicas e Empreendedorismo de Impacto, trabalharão na criação de soluções para três desafios pré-definidos, sendo três relacionados a Políticas Públicas e três de Empreendedorismo de Impacto.

 

As equipes apresentarão pitches de suas soluções para os avaliadores, com divulgação das soluções vencedoras. Uma banca avaliadora composta por membros do Youth Action Hub, membros da Assembleia Legislativa do Paraná, Instituto Legado e professores das Universidades Estaduais, será responsável por avaliar as propostas apresentadas pelas equipes e definir a melhor proposta.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Estudantes universitários das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná: UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, Unespar e UENP. Todos os cursos (graduação e pós graduação) e todas as modalidades (presencial, semi-presencial e online) estão elegíveis a participar.

INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas dos dias 26/02/24 até o dia 19/03/24

REGULAMENTO

parceiros

realização