O objetivo é possibilitar discussões com os professores das universidades a respeito de temas relacionados ao letramento digital, tais como: educação híbrida, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional, competências digitais, entre outros assuntos que fazem parte das discussões mais atualizadas a respeito da transformação digital em curso no país e no mundo.
O programa conta com uma série de módulos e cada etapa teve seu conteúdo desenvolvido por uma universidade estadual do Paraná. Em 2022 o programa contou com 700 vagas gratuitas para cada curso e está com vagas abertas para novos cursistas em 2023.
Estão abertas as inscrições para cursar o módulo “Design Educacional para Docentes”. As inscrições se iniciarão no dia 11 de janeiro de 2024 a 25 de janeiro de 2024. O curso acontece de forma totalmente virtual e as aulas iniciarão no dia 29 de janeiro. Serão ao todo quatro disciplinas com carga horária de 30 horas, totalizando 120 horas.
Todos os docentes interessados em realizar o curso.
Curso encerrado
Proponente: Universidade Estadual do Paraná – Unespar
Início das aulas: 21 de agosto
Inscrições: De 30 de junho a 28 de julho
Carga-horária: 90h
Conteúdo: O curso aborda discussões a respeito dos princípios e pressupostos da Educação Digital em Rede, apresentando conceitos, características, desafios e potencialidades, assim como possibilidades metodológicas.
Proponente: Universidade Estadual de Londrina – UEL
Início das aulas: Em breve
Inscrições: Até 22 de setembro
Carga horária: 90h
Conteúdo: O curso terá quatro unidades que abordarão os seguintes temas: “O professor Universitário na Era da Educação Digital”, “Intencionalidade Didática na Educação Digital”, “Didática Onlife: desafios e perspectivas” e “Mediação Digital para Educação Superior”.
Proponente: Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro
Início das aulas: Em breve
Inscrições: de 11/01/24 a 25/01/24 – início em 29/01/24
Carga-horária: 120 horas
Conteúdo: O curso trata da organização do trabalho pedagógico do professor a partir da concepção do design educacional. Contempla também as pedagogias plurais, as metodologias inovativas e avaliações criativas para repensar a prática pedagógica no Ensino superior.
Março a Abril de 2022
Proponente: Universidade Estadual do Paraná – Unespar
Período: Março a abril de 2022
Carga-horária: 90h
Conteúdo: O curso aborda discussões a respeito dos princípios e pressupostos da Educação Digital em Rede, apresentando conceitos, características, desafios e potencialidades, assim como possibilidades metodológicas.
Número de Inscrição enviado via e-mail
Proponente: Universidade Estadual de Londrina – UEL
Período: Junho a agosto de 2022
Inscrições: 23 de maio a 15 de junho de 2022
Carga horária: 90h
Conteúdo: O curso terá quatro unidades que abordarão os seguintes temas: “O professor Universitário na Era da Educação Digital”, “Intencionalidade Didática na Educação Digital”, “Didática Onlife: desafios e perspectivas” e “Mediação Digital para Educação Superior”.