O objetivo é possibilitar discussões com os professores das universidades a respeito de temas relacionados ao letramento digital, tais como: educação híbrida, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional, competências digitais, entre outros assuntos que fazem parte das discussões mais atualizadas a respeito da transformação digital em curso no país e no mundo.
O programa conta com uma série de módulos e cada etapa teve seu conteúdo desenvolvido por uma universidade estadual do Paraná. Em 2022 o programa contou com 700 vagas gratuitas para cada curso e está com vagas abertas para novos cursistas em 2023.
Estão abertas as incrições para cursar, em conjunto, as reofertas dos cursos de 2022 bem como uma terceira e nova etapa para complementar a formação. As inscrições se iniciarão no dia 30 de junho e vão até até dia 28 de julho de 2023, e serão confirmadas por ordem de realização, conforme cronograma próprio. As aulas iniciam dia 14 de agosto de 2023.
Todos os docentes do Paraná e pós-graduandos matriculados em programas do Estado.
Curso encerrado
Proponente: Universidade Estadual do Paraná – Unespar
Início das aulas: 21 de agosto
Inscrições: De 30 de junho a 28 de julho
Carga-horária: 90h
Conteúdo: O curso aborda discussões a respeito dos princípios e pressupostos da Educação Digital em Rede, apresentando conceitos, características, desafios e potencialidades, assim como possibilidades metodológicas.
Proponente: Universidade Estadual de Londrina – UEL
Início das aulas: Em breve
Inscrições: Até 22 de setembro
Carga horária: 90h
Conteúdo: O curso terá quatro unidades que abordarão os seguintes temas: “O professor Universitário na Era da Educação Digital”, “Intencionalidade Didática na Educação Digital”, “Didática Onlife: desafios e perspectivas” e “Mediação Digital para Educação Superior”.
Proponente: Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro
Início das aulas: Em breve
Inscrições encerradas
Carga-horária: 120 horas
Conteúdo: A organização do trabalho pedagógico do professor a partir da concepção do design educacional. A aprendizagem significativa e colaborativa como premissas para pensar a prática pedagógica no Ensino Superior.
Março a Abril de 2022
Proponente: Universidade Estadual do Paraná – Unespar
Período: Março a abril de 2022
Carga-horária: 90h
Conteúdo: O curso aborda discussões a respeito dos princípios e pressupostos da Educação Digital em Rede, apresentando conceitos, características, desafios e potencialidades, assim como possibilidades metodológicas.
Número de Inscrição enviado via e-mail
Proponente: Universidade Estadual de Londrina – UEL
Período: Junho a agosto de 2022
Inscrições: 23 de maio a 15 de junho de 2022
Carga horária: 90h
Conteúdo: O curso terá quatro unidades que abordarão os seguintes temas: “O professor Universitário na Era da Educação Digital”, “Intencionalidade Didática na Educação Digital”, “Didática Onlife: desafios e perspectivas” e “Mediação Digital para Educação Superior”.