Nos dias 4 e 5 de maio de 2021 a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Comissão de Especialistas em Covid-19 e a Universidade Virtual do Paraná, em parceria com as sete universidades estaduais do Paraná, realizam evento on-line.

O objetivo é ampliar e atualizar informações sobre a pandemia de Covid-19 com ênfase nos aspectos pragmáticos do convívio social,
além de fornecer dados para uma atuação responsável, segura e ética. A ação é proposta como um meio qualificado de informação e
debate sobre o impacto na volta às aulas presenciais, quando for possível. 

O público-alvo é composto por professores, estudantes e funcionários das instituições de ensino superior público paranaenses e demais interessados na temática. 

 

Será emitido certificado para o inscrito que acompanhar os dois dias de evento, sendo necessária a inscrição em página específica (clique em Inscreva-se). Serão transmitidas oito mesas de debate nos períodos da manhã e tarde. Confira abaixo a programação completa e participe!

 

PROGRAMAÇÃO

CONVIDADOS

Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Doutor em História. Professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aldo Nelson Bona

Seti-PR

Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual de Maringá.

Alessandro Santos da Rocha

UEM

Doutor em Ciências da Saúde. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente, está como Diretor Pedagógico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Alex Sandro Jorge

Unioeste

Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutor em Estomatopatologia. Docente da Unioeste.

Alexandre Almeida Webber

Unioeste

Pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Docente da UENP. Mestre em Letras.

Ana Paula B. C. Brochado

UENP

Doutora em Ciências Geodésicas. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pró-reitora de Planejamento na UEPG. Tem experiência em: projetos arquitetônicos, CAD, levantamentos topográficos, posicionamento por satélites, sensoriamento remoto, processamento digital de imagens, geoprocessamento e cartografia.

Andrea Tadesco

UEPG

Doutora em Engenharia de Produção, na área de Mídia e Conhecimento. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância e UAB da Unioeste.

Beatriz Helena Dal Molin

Unioeste e UVPR

Doutor em Educação. Atualmente, é professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenador Institucional da Universidade Aberta do Brasil e Pró-Reitor de Graduação da UEPG.

Carlos Willians Jaques Morais

UEPG

Doutorando em Desenvolvimento Comunitário. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, na área de Administração, no campus Santa Cruz (Guarapuava). Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro.

Cleber Trindade Barbosa

Unicentro e UVPR

Doutor em Ciências Médicas. Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Presidente do Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava. Coordenador da Rede de Estudos Genômicos do Paraná.

David Livingstone A. Figueiredo

Unicentro

Doutora em Ciências Biológicas. Atua como pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá, onde é professora.

Debora de Mello

UEM

Doutor em Ciências. Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá da disciplina de Virologia Clínica e do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da UEM. Coordenador do Setor de Virologia Clínica do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas da UEM.

Dennis Armando Bertolini

UEM

Doutora em Odontologia. Professora associada da Universidade Estadual de Londrina, avaliadora institucional e de Cursos do Sistema Nacional de Avaliação de Instituições de Nível Superior e Avaliadora do Sistema ARCU-SUR. Atualmente é Diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento e Procuradora Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Elisa Emi Tanaka Carloto​

UEL

Superintendente do Hospital Universitário de Maringá/UEM. Residência em Ortopedia e Traumatologia. Mestrado e Doutorado pela FMRP/USP. Professora adjunta do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá.

Elisabete Mitiko Kobayashi

UEM

Doutora em Ciências Farmacêuticas. Professora Adjunta do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Docente com experiência nas áreas de Microbiologia e Imunologia.

Elisangela Gueiber Montes

UEPG

Doutor em Infectologia. Professor da Unicentro. Sua área de atuação concentra-se em doenças infecciosas, com o estudo de fisiopatogenia das doenças virais, desenvolvimento de novos testes diagnósticos em imunologia, microbiologia e biologia molecular, e estudo de atividade antimicrobiana.

Emerson Carraro

Unicentro

Reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutor em Engenharia Elétrica. Desenvolve pesquisas nas áreas de Grafos (grafos fuzzy), Biomatemática e Computação Natural.

Fábio Hernandes

Unicentro

Reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Mestre em Contabilidade. Experiência na área de Administração.

Fátima Apª da Cruz Padoan

UENP

Doutor em Direito Constitucional. Procurador Geral da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica da UENP. Professor da graduação e pós-graduação em Direito da UENP.

Fernando de Brito Alves

UENP

Doutor em Letras e professor da UEL. Realizou estágios de pós-doutorado junto à Brock University (Canadá) e Università di Bologna (Itália). Bolsista produtividade CNPq (nível 2), coordena o projeto de pesquisa “Covid-19: Experiências e Relatos”. Autor de vários livros sobre poesia oral. Atualmente, é presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística e um dos coordenadores do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes.

Frederico Augusto Garcia Fernandes

UEL

Doutor em Alergia e Imunopatologia. Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor Associado da UEPG. Presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (2011-2014), membro da Comissão de Ética Humana e Editor Chefe da Revista Publicatio UEPG Ciências Biológicas e da Saúde (2008-2014).

Giovani Marino Favero

UEPG

Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Programa de Pós Graduação em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial da UEL. Coordenadora da Residência Médica de Infectologia Pediátrica da UEL. Médica da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HU de Londrina.

Jaqueline Dario Capobiango​

UEL

Doutora em Estudos da Linguagem e Formação de Professores. Atualmente, é professora de Língua Inglesa da Universidade Estadual de Maringá, professora do Programa de Pós-graduação em Letras, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UEM), e Diretora do Núcleo de Educação a Distância da UEM. É presidente do Fórum de Licenciaturas da UEM. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Letramentos digitais: perspectivas teórico-metodológicas no ensino e aprendizagem e na formação docente.

Josimayre Novelli 

UEM e UVPR

Reitor da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Zootecnia. Professor da UEM.

Júlio César Damasceno

UEM

Doutora em Educação. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática. Bacharela e licenciada em Matemática. Licenciada em Pedagogia. Professora da disciplina de Didática em cursos de graduação (licenciaturas) no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Manuela P. W. Eckstein

Unicentro

Doutora em Enfermagem na área de gestão do cuidado. Docente Adjunta do curso de Enfermagem; coordenadora do curso de Enfermagem da Unespar, campus de Paranavaí. Coordenadora do Comitê de Ética - CEP/UNESPAR, membro da Comissão de Especialistas em Covid-19 da Seti-PR.

Maria Antônia Ramos Costa

Unespar

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Coordenadora da Universidade Virtual do Paraná e do sistema UAB no âmbito da Unicentro. Coordenou o Núcleo de Educação a Distância por mais de 10 anos e possui experiência na gestão de projetos educacionais.

Maria Aparecida Crissi Knuppel

Unicentro e UVPR/Seti-PR

Doutora em Educação. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PRPGEM). É diretora de Programas e Projetos da Prograd na Unespar e líder do Grupo de Estudos Teóricos e Investigativos em Educação Matemática (GETIEM).

Maria Ivete Basniak

Unespar e UVPR

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná, atuando no curso de graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN). Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Recursos Humanos/UENP. Membro do Comitê de Assessores da Área de Ciências da Saúde da Fundação Araucária.

Maria José Quina Galdino
UENP

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Área de História da Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, História das Instituições Educativas, Ensino de História da Educação e Formação de Professores.

Marta Regina Gimenez Favaro

UEL

Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Integrante da Comissão de Especialistas em Covid-19 da Seti-PR.

Maynara Fernanda C. Barreto

UENP

Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Letras e escritor. Desenvolve pesquisas nas áreas de Literatura brasileira contemporânea, formação de leitores, crítica literária e textos autobiográficos.

Miguel Sanches Neto

UEPG

.Doutor em ciências jurídicas (criminalidade e direito). Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa e docente do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, docente de cursos de pós-graduação. Advogado

Pablo Milanese

UEPG

Diretora do Núcleo de Tecnologias e Educação Aberta e a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Patricia L. Vosgrau de Freitas

UEPG e UVPR

Especialista em Clínica Médica e Reumatologia. Doutor em Saúde Coletiva. Professor Adjunto de Reumatologia do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá. Supervisor do Programa de Residência em Reumatologia da UEM. Ex- Diretor da 15ª Regional de Saúde da Sesa-PR. Ex-Secretário Municipal de Saúde de Maringá. Ex-Diretor Superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá.

Paulo Roberto Donadio

UEM

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação na área de Inteligência Artificial. Professor associado da Universidade Estadual de Londrina, avaliador institucional, de cursos presenciais e a distância do MEC/INEP. Avaliador ad hoc da SETI/PR.Atualmente é Diretor do Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED) da UEL bem como coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UEL) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UEL).

Pedro Paulo da Silva Ayrosa

UEL e UVPR

Doutor em Geografia. Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Câmpus de Cornélio Procópio. Editor Associado da Revista Geoingá. Atualmente, é o Coordenador de Processos Seletivos da UENP. Os principais temas de pesquisa são: Geografia da Violência. Pequenas cidades. Insegurança.

Pedro Henrique C. Fernandes

UENP

Doutor em História. Atualmente, atua na assessoria técnica da Coordenação de Ensino Superior da Seti-PR para Cultura e Museus. Ex-chefe do Sistema Estadual de Museus do Paraná (2019-2020). Conselheiro do Conselho Estadual da Cultura do Paraná (2014-2016). Ex-coordenador de Estudos e Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2011-2015).

Renê Wagner Ramos

Seti-PR

Reitor da Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Economia Aplicada. Desenvolve pesquisas na área de Economia nos temas: despesas educacionais, Curvas de Engel, viés de gênero, e hábitos de consumo das famílias.

Sérgio Carlos de Carvalho

UEL

Doutor em Ciência do Materiais. Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Na Extensão, trabalha com Comunidades de Aprendizagem e no Núcleo Extensionista Rondon - UEPG. Participa do Polo 35 do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (UEPG/SBF) e do PPG em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEPG).

Sílvio Luiz Rutz da Silva

UEPG

Reitora da Universidade Estadual do Paraná. Doutora em Letras. Professora da Unespar.

Salete Machado Sirino

Unespar

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Trabalha com EaD desde 2004, tendo atuado na docência, elaboração de material, tutoria, criação e coordenação de cursos, entre outros. Atualmente, é coordenador de EaD da UENP, coordenador da UAB no âmbito da UENP e membro do Comitê Gestor Geral e do Comitê Gestor Acadêmico e Administrativo da UVPR.

Silvio Tadeu de Oliveira

UENP e UVPR

Doutora em Educação. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática. Bacharela e licenciada em Matemática. Licenciada em Pedagogia. Professora da disciplina de Didática em cursos de graduação (licenciaturas) no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Viviane Aparecida Bagio

UEPG

Doutor em Ciências da Saúde. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí. Pesquisador na área de Epidemiologia / Bioestatística / Saúde Coletiva. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PCS) da Universidade Estadual de Maringá.

Willian Augusto de Melo

Unespar

Doutora em Serviço Social e Política Social. Professora adjunta do Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina, atualmente assessora especial na Procuradoria Jurídica UEL.

Erica Juliana Dmitruk

UEL

Tradutora e intérprete de Libras.

Elizete Anzolin de Souza Lima

Intéprete de Libras

Tradutora e intérprete de Libras.

Eliane Valentim de Abreu

Intérprete de Libras

Tradutora e intérprete de Libras atuando como tutora especial do NeaDUNI/Unioeste.

Ingrid Antunes Carvalho

Intéprete de Libras/Unioeste

Tradutora e intérprete de Libras atuando como tutora especial do NeaDUNI/Unioeste.

Viviane F. C. Parra Romeiro

Intérprete de Libras/Unioeste

Tradutora e intérprete de Libras.

Yohana Rocha

Intérprete de Libras

SIGA-NOS NAS REDES

fb.com/eaduvpr

/UniversidadeVirtualdoParana

@universidadevirtualdopr

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO